MARÇO

24

1835. Pede ao seu bispo para ser submetido a exame, em vista da ordenação sacerdotal.

1854. Traslada o Santíssimo Sacramento para a catedral de Santiago de Cuba, que fora reparada dois anos antes, após os terremotos. Claret pretende realizar a cerimónia, com a máxima solenidade.

1855. Numa série de instruções sobre a forma como organizar a quinta de Porto Príncipe (Cuba), percebe-se que Claret se preocupa também com os aspetos estéticos: além de provocar um efeito retumbante, deveria causar um enorme proveito.

O AUGE (1906-1922)

ARGENTINA-URUGUAI E BRASIL, COMO VICE-PROVÍNCIAS
Em 1908, foram estabelecidas duas Vice-Províncias independentes: Argentina-Uruguai e Brasil. Na Argentina, o P. Mariano Sahún foi eleito Superior Maior, em 1909, e dedicou-se principalmente à consolidação das fundações precedentes. Tentou-se abrandar o ímpeto expansionista, vindo do exterior, e concentrar e fortalecer mais a vida religiosa e a observância, que tinha ficado prejudicada pelas circunstâncias de tanta dispersão, nem sempre levada a cabo com as garantias adequadas. Contudo, foram efetuadas ainda as fundações em Goya (1911) e Mendoza (1912).

No Brasil, o P. Joaquim Bestué, procedente de Lisboa, foi eleito Superior Vice-Provincial (+ 1959), e promoveu de imediato as fundações da Bahia (1909), Belo Horizonte e Livramento (1911). Havia muito interesse em estender-se para o norte do país, mesmo que a primeira equipa que se mudou para lá tivesse sido atingida por doenças. O P. Joaquim Bestué não pôde continuar durante muito tempo com a sua proverbial capacidade de governo, devido à enfermidade que o obrigou a deixar o cargo, no Capítulo Geral de 1912.

SÃO ÓSCAR ARNULFO ROMERO

Bispo mártir (1917-1980)
Cidade de Barrios (El Salvador). Quarto Arcebispo metropolitano de São Salvador (1977-1980), famoso pela sua defesa dos direitos humanos e por ter sido morto, durante a celebração da Missa. Tinha um grande apreço pela Congregação. Em 1962, descreveu assim os seus primeiros sete anos de seminário, com os claretianos: Á sombra do Coração de Maria, os Padres Claretianos e os seminaristas eram uma família, cujo espírito era o do seu fundador, Santo António Maria Claret. Aquele famoso manual do seminarista O Colegial Instruído não foi só lido nas suas páginas, mas vivido. Na sua última viagem a Roma, dez meses antes de seu assassinato, D. Romero visitou a Cúria Geral, onde escreveu: “Hoje voltei às minhas origens: frequentei o meu seminário menor em São Miguel (El Salvador), com os queridos Padres Claretianos e celebrei minha primeira Missa, neste local, a 5 de abril de 1942. Obrigado e bênçãos. 3-V-79. Óscar Arnulfo Romero, Arcebispo de São Salvador”. Foi canonizado pelo Papa Francisco, a 14 de outubro de 2018.

O impacto da pregação

Os temas doutrinais servem para instruir os fiéis; os sermões, para lhes mover o coração. Os temas devem ser adaptados ao tipo de ouvintes. Há uns que Santo Afonso Maria de Ligório considera imprescindíveis, como é o caso dos Novíssimos, e outros apenas aconselháveis. (Aut 294).

Adotei, desde o começo, o estilo do santo Evangelho: simplicidade e clareza. Servia-me, para o efeito, de comparações, analogias e exemplos históricos e verdadeiros, quase sempre extraídos da Sagrada Escritura. Apercebi-me que as comparações baseadas em temas da natureza eram as que mais prendiam a atenção de todos, sábios e analfabetos, crentes e descrentes. (Aut 297).

PARA REFLEXÃO PESSOAL

  • Dedicas tempo a preparar as homilias, com oração, reflexão e leitura apropriada?
  • A simplicidade e a clareza fazem parte do teu estilo de pregação?
“Todo o universo material é uma linguagem do amor de Deus, do seu afeto incomensurável por nós”. O solo, a água, as montanhas, tudo é uma carícia de Deus” (Francisco, Laudato Si’, 84).
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31