MARÇO
03
1844. Claret prega, em Manresa (Barcelona), o Sermão da Luz, em língua espanhola.
1851. Visita o santuário da Virgem do Cobre, que ele cognomina a ‘Prelada’ da sua diocese.
1861. Em Madrid, ultima uma missão na igreja das Comendadoras, e inicia outra na igreja de São Caetano, que vai concluir no dia 10.
CONSOLIDAÇÃO (1899-1906)
A PRIMEIRA PARÓQUIA: ANDACOLLO (CHILE)Em 1900, aconteceu a fundação de Andacollo, a pedido do bispo de La Serena. O primeiro contrato foi provisório, até se verificar se singrava uma fundação tão pouco condizente com o ministério até então desenvolvido pelos Missionários, como seria o serviço permanente, a prestar ao Santuário Mariano e a uma ampla zona rural. Viu-se, de imediato, a eficácia deste tipo de trabalho e como era imperativo não ficar dependente do pároco de La Serena. O pedido, em ordem a criar a primeira paróquia da Congregação, fez-se em outubro de 1902. Na Congregação, surgiu uma nova forma de apostolado: o serviço paroquial. Adiantamos já que a segunda paróquia iria ser no Texas (1902): Corpus Christi e Santo António.
O aumento foi muito rápido: em 1949, já tínhamos 127 paróquias (em 241 comunidades); em 1973, 218…
O IX Capítulo Geral (1904) acabou por as aceitar, embora sob certas condições. O XII Capítulo Geral (1922) voltou a insistir no assunto. E respondeu que os cânones não as proibiam.
JULIAN BUTRON, CMF
Missionário pregador (1874-1901)Rigoitia (Viscaia, Espanha). Aos 12 anos de idade entrou na Congregação Claretiana. Uma vez ordenado sacerdote, em 1899, foi enviado para Portugal. Entregou-se, com grande zelo, ao ministério, especialmente ao das confissões e das missões populares. Em Junho de 1900, no ano a seguir à sua ordenação sacerdotal, chegou à Aldeia da Ponte (Portugal). Meio ano após a sua chegada, já dominava suficientemente bem a língua portuguesa, para poder pregar missões ao povo. A primeira missão foi em Cimbres, onde deixou fama de santidade. De lá seguiu para Vila Chã de Cangueiros, a 24 de fevereiro de 1901. No dia 3 de março, uma pleurisia pôs termos à sua jovem vida. Tinha 27 anos de idade. Ficou enterrado em Vila Chã da Beira. Começou de imediato a ser venerado como um santo, em toda a região. Em 1922, o seu corpo foi encontrado incorrupto. Ainda hoje é objeto de veneração particular, numa capela, sendo o seu túmulo local de peregrinação.
Discernimento da vontade do Senhor
Antes, andava sempre tão alegre, saudável e feliz, e, agora, de um momento para o outro, surgem estes problemas. Isto faz-me pensar que Deus deseja outra coisa de si. E continuou: Se achar pertinente, consultaremos o Pe. Geral, que é um homem bom e possui grandes conhecimentos de Deus. Acho que o devíamos ouvir. Respondi-lhe que estava de acordo e avistei-me com ele. Escutou-me com muita atenção e, depois de eu ter relatado o que tinha acontecido, afirmou, com determinação e sem titubear: É vontade de Deus que regresse, de imediato, a Espanha. Não tenha medo: coragem! (Aut 166).
E reconheci, com o tempo, que o Padre Geral fora inspirado por Deus, quando tomou esta resolução. (Aut 167).
PARA REFLEXÃO PESSOAL
- Os eventuais problemas de saúde ou outras experiências negativas influenciam o teu discernimento da vontade de Deus?
- Tentas ver a mão de Deus, nas mediações humanas?
- Já sentiste que um destino que te pareceu difícil, acabou por ser positivo, na tua vida?
- Para onde é que os discernimentos da vontade do Senhor te levaram? Que frutos produziram? Quando te apercebeste deles?
“É necessária a conversão, para reconhecer e acolher como dom de Deus, a partir dos desafios da pequenez, o que é a vida e como ela se torna história pessoal e comunitária, e dom para os outros”.