MARÇO
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1853. O P. José Caixal é nomeado bispo de Urgel. Claret lamenta o facto, pelo que pode vir a acontecer à Livraria Religiosa.
1859. Numa carta, dirigida ao P. José Xifré, mostra-se pessimista em relação à atitude do Governo para com a Igreja, e cético quanto à aprovação civil da Congregação dos missionários.
1865. Revela-se otimista, quanto ao funcionamento do Escorial, apesar da oposição, que nota. Acaba de publicar ‘Consolação de uma alma caluniada’.
CONSOLIDAÇÃO (1899-1906)
FUNDAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOSComo resultado das missões que, a partir do México, os PP. Mariano Lusilla e Camilo Torrente haviam pregado na região do Texas e na Califórnia e, mercê da iniciativa do Vigário Apostólico de Brownsville, Pedro Verdaguer, que tinha conhecido o nosso Fundador, aconteceu a fundação de Santo António, em 1902, por iniciativa do P. Raimundo Prat. Primeiramente, a partir da residência episcopal, onde se haviam hospedado, e depois de uma habitação própria, os claretianos iniciaram um incansável trabalho missionário em toda a zona. Não foi fácil adaptar-se ao novo ambiente, até no que diz respeito ao modo de vestir e ao estilo de trabalho pastoral. Ao mesmo tempo, foram dados os primeiros passos para se fundar em São Marcos, uma pequena povoação de 2.000 habitantes, a cerca de 100 quilómetros de Santo António, materializada em 1906. Foi fruto da pregação do P. Eugénio Sugrañes e ficou a dever-se também às enfermidades e à quase cegueira do único sacerdote da cidade. Nestas fundações, foi necessário aceitar a tarefa paroquial, sem renunciar, contudo, ao cariz missionário.
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ANDRÉ MARTÍNEZ DE NOVOA
Sacerdote catequista (1804-1871)Madrid, Espanha. Ele era um sacerdote exemplar, piedoso e muito caritativo. Foi vigário em Navalcarnero (1835) e, mais tarde, visitador das religiosas da diocese de Toledo e capelão e confessor da escola das Adoradoras do Santíssimo Sacramento. Publicou várias obras, entre elas um Catecismo breve da Doutrina Cristã, com perguntas e respostas. Tornou realidade a chegada dos Redentoristas a Espanha e fundou a Casa da Caridade, com os irmãos Vicunha. Morreu de derrame cerebral, em Madrid, a 11 de março de 1871. Foi um dos dois sacerdotes que transportou a bula da nomeação episcopal de Claret, e dos quais o nosso Fundador diz serem sacerdotes deveras exemplares. Foi também um dos quatro que, na casa de Claret, em Madrid, tomou a seu cargo o projeto do Noviciado das Terciárias do Carmo, pois os referidos eram proprietários da escola para órfãos, na Praça de ão Francisco, onde as Irmãs serviam.
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Isenção de motivações mundanas
Quando me deslocava a alguma localidade, não buscava qualquer interesse terreno, mas tão-somente a maior glória de Deus e a salvação das almas. Algumas vezes achava pertinente recordar isto ao povo, pois sabia que era um argumento que convencia bons e maus. (Aut 199).
Todos sabemos que os homens se comportam normalmente por um destes três motivos: 1º por dinheiro; 2º por prazer; 3º por prestígio pessoal. Ora, nenhuma destas três razões me leva a missionar. Por dinheiro não é, porque não pretendo obter de ninguém um mísero centavo sequer. Por prazer, muito menos, pois, que gosto teria eu em cansar-me todo o dia, de manhã até à noite? (Aut 200).
Será, porventura, para dar nas vistas? Não, não o faço por vaidade. Sabeis bem a quantas calúnias fico exposto: ninguém me vai elogiar, e muitos proferirão contra mim toda a espécie de insultos, como os judeus fizeram a Jesus, falando mal da sua pessoa, das palavras que proferia e das obras que praticava. Até que, por fim, o prenderam, açoitaram e lhe tiraram a vida, em atroz e humilhante suplício… (Aut 201).
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PARA REFLEXÃO PESSOAL
- És sempre claro, nas motivações do teu apostolado?
- Estás consciente dos perigos da “mundanização”, no teu serviço missionário?
- Achas que qualquer dos três inconvenientes, que Claret evitou, pode estar presente na tua vida?
- O que que te motiva, na ação evangelizadora?
- Permites se evangelizado?
“Não basta querer ser sacerdote para entrar na Congregação; é preciso desejar ardentemente ser missionário e aceitar todas as consequências que advêm desta vocação” (Josep M. Abella Batlle, Testemunhas e Mensageiros do Deus da Vida, 39).